Notícias

Mais Lidas Relacionadas
    anterior
    proxima
    Publicada em 17/01/2013 às 23h01. Atualizada em 17/01/2013 às 23h01

    Festa do Bonfim é “prova de fé dos baianos”


    Vereadores participam de culto na Conceição da Praia e do cortejo à Colina Sagrada


    Da Redação -
    (falabahia@redebahia.com.br)
    publicidade

    O branco predominou na cena, refletindo a paz. A fé, por sua vez, irradiou dos corações dos religiosos irmanados e em busca de proteção. Baianas reforçavam as tradições culturais de uma Bahia ancestral, tendo como fundo musical o samba e outras sonoridades midiatizadas nos dias de hoje. Tudo isto e mais a presença do povo, de turistas e de personalidades públicas, como os vereadores, marcaram a festa secular do Senhor do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (17).

    Logo cedo, às 8h20, vereadores, populares, religiosos e turistas participaram do culto interreligioso nas escadarias da Basílica da Conceição da Praia, ponto de partida do cortejo à Igreja do Senhor do Bonfim, onde ocorre a tradicional lavagem das escadarias com água de cheiro das baianas. O presidente do Legislativo Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), destacou que a Festa do Senhor do Bonfim “é uma prova de fé dos baianos e essa fé é combustível inesgotável que traz proteção e abre os caminhos”.

    O presidente Paulo Câmara acrescentou que a manifestação popular une várias religiões e, culturalmente, “aumenta o poder da Bahia”. O prefeito ACM Neto também destacou que “é uma festa do povo e que consagra os baianos num momento de fé”.
    O vereador Alfredo Mangueira (PMDB) ressaltou a beleza da manifestação popular, frisando que “o agradecimento é também um dos sentidos da festa”. O vereador Marcell Moraes (PV) falou de sua luta ao frisar que “a festa não deve ter animais, pois estes sofrem com maus-tratos”. Analisou ainda que “as tradições mudam, evoluem”. O vereador Joceval Rodrigues (PPS) vê a festa do Bonfim como “união perfeita de fé e paz”. Entre outros vereadores, estiveram presentes Duda Sanches (PSD), Toinho Carolino (PTN), Sílvio Humberto (PSB), Kiki Bispo (PTN) e Geraldo Júnior (PTN).

    Para Cláudio Tinoco (DEM), a participação na festa do Senhor do Bonfim, agora na condição de vereador, o proporcionou um olhar diferente daquele de quando era gestor da Saltur. Hoje, Tinoco afirma que a sua posição é de fiscalizar o Executivo e avaliar os problemas existentes para contribuir na melhoria das próximas edições da festa. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) fez uma avaliação positiva da festa e considerou que o momento teve um significado simbólico na sua trajetória profissional: marca o seu retorno à Câmara.

    Os ex-presidentes da Câmara Alan Sanches (PSD) e Pedro Godinho (PMDB) destacaram que “o ano começa” para os baianos a partir da festa do Senhor do Bonfim. Salientaram também a devoção do povo e o pedido de paz.
     
    Culto interreligioso
     
    O culto interreligioso foi marcado pela mensagem de paz. Falaram o padre Valson Santos Sandes, vigário da Basílica da Conceição da Praia; o religioso Anorailton Conceição, juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Conceição da Praia; o espírita Marcel Mariano Cadidé, da Federação Espírita da Bahia; o pastor Charleston Soares, da Igreja Batista Avivamento Profético; a hinduísta Ida Meireles, da organização Brahma Kumaris e o Tata Anselmo, representando as matrizes africanas.

    Participaram do culto a vice-prefeita Célia Sacramento e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, dentre outras autoridades da Prefeitura e do Governo do Estado.

    O culto foi encerrado com o Hino ao Senhor do Bonfim, ocorrendo em seguida a caminhada de 8 km até a Igreja do Bonfim. O cortejo profano foi animado por bandas de sopro e de percussão, além de grupos culturais e agremiações partidárias.

    Com informações CMS





    Tags: Fala Bahia, Festa do Bonfim, vereadores, , baianos
    {{ commentsTitle }}
    Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
    {{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
    {{comment.comment}}
    • {{comment.dislike_count | number}}
    Comentário aguardando moderação