Economia

Publicada em 17/12/2012 às 07h41. Atualizada em 17/12/2012 às 17h56

Passagens aéreas estão mais caras neste fim de ano. Saiba por que


Apenas quatro companhias estão em operação no Brasil, o que gera menos concorrência


Camila Queiroz
(camila.queiroz@redebahia.com.br)
publicidade

A produtora Nathália Ribeiro mora no Rio de Janeiro e quer passar as festas de fim de ano com a sua família, que mora na Bahia. Desde setembro, ela estava pesquisando passagens de avião, mas contou ao iBahia que não encontrava bilhetes por menos 10 mil milhas ou menos de R$ 2 mil reais (ida e volta ou, a depender da data, apenas um trecho). Geralmente, o valor das passagens é inferior a R$ 500 (ida e volta).

"Com a compra da Webjet pela Gol e da Trip pela Azul, a concorrência entre as companhias aéreas diminuiu muito e os preços aumentaram absurdamente. Quem sofre com isso somos nós", lamenta Nathália, que observou que as passagens estão mais caras este ano e há poucas opções de voo. Apenas nesta quarta-feira (12) ela adquiriu as passagens por 15 mil milhas cada trecho, com conexões e escalas.

Passagens para o final do ano estão mais caras


Quem não planejou com antecedência as viagens de final de ano e ainda quer ou precisa viajar fica assustado com os preços das passagens domésticas. De acordo com o  vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV-BA), Rogério Ribeiro, apesar de todo ano existir uma elevação dos preços no mês de dezembro, os bilhetes realmente estão mais caros.

"Existem vários fatores que contribuíram para a elevação do preco das passagens aéreas", diz Ribeiro. Além do início da alta temporada no Brasil, outro motivo apontado pelo vice-presidente da ABAV-BA é o afunilamento do mercado de empresas, limitando o número de companhias aéreas com atuação no país a basicamente quatro: Tam, Gol, Azul e Avianca.

Este afunilamento gera uma diminuição de oferta e uma determinada liberdade de preço, segundo ele. "Se você tem muitas ofertas, você tem competitividade. Se não tem, gera colapso e elevação de preços", afirma Ribeiro.

"Se você tem muitas ofertas, você tem competitividade. Se não tem, gera colapso e elevação de preços"


Outra razão é que a Tam e a Gol, as duas maiores companhias aéreas do Brasil, tiveram prejuízos no primeiro semestre, tendo seus balancetes no vermelho neste período. E quem paga a conta é o consumidor, pois as empresas elevaram os preços para garantir o equilíbrio no fechamento do ano, explica o vice-presidente da ABAV-BA.

Planejar para poupar
Para não passar sufoco na hora de comprar passagens, o jeito é se planejar e não fechar o feriado em cima da hora. "Passe a se planejar com extrema antecedência, porque senão vai pagar mais caro", aconselha Ribeiro.

"Passe a se planejar com extrema antecedência, porque senão vai pagar mais caro"


Afinal, os bilhetes aéreos ficam disponíveis para a compra com 11 meses de antecedência, o que torna possível planejar com bastante antecedência. "Em dezembro, comece a comprar o bilhete para o São João", recomenda.

Não planejou?
Para quem não conseguiu se planejar ou precisa fazer a viagem de última hora, ainda restam algumas tentativas para driblar os altos preços. Segundo o vice-presidente da ABAV-BA, existem algumas empresas no mercado que ainda possuem coisas que não foram vendidas. A recomendação é ir para o mercado e ver nas agências o que ainda está disponível, principalmente os pacotes combinados (que incluem passagem aérea e hospedagem, por exemplo).

O ideal é se planejar com antecedência


Se ainda assim não conseguir algum preço mais em conta e o motivo da viagem for apenas o lazer, vale a pena refletir se é fundamental fazer essa viagem tão cara neste momento, aconselha Ribeiro. E, então, pensar na possibilidade de se planejar para o próximo feriado.

Já quem precisa viajar, para visitar familiares, por exemplo, pode optar pelo transporte rodoviário. Ou ficar de madrugada tentando alguma passagem mais barata. "Mas é uma loteria", adverte o dirigente.

 





Tags: Fim de ano, Passagens Aéreas, Aumento
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação