container - hyperbanner

1

Notícias

Rio antecipa início da vacinação fracionada contra a febre amarela no estado

Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina.

Da Redação ([email protected] )

A Secretaria estadual de Saúde informou que passará a utilizar as doses fracionadas de vacina contra a febre amarela a partir da próxima quinta-feira, dia 25. Segundo a pasta, a decisão está em alinhamento com o Ministério da Saúde e com a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo, com o objetivo de construir uma estratégia conjunta de enfrentamento da febre amarela. Ainda não há informações sobre o esquema utilizado de vacinação a ser utilizado no Dia D, no próximo dia 27.

Segundo a secretaria, a dose fracionada deverá ser tomada por pessoas maiores de 2 anos até 59 anos não vacinadas, mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de 6 meses e pessoas com mais de 60 não vacinadas, após avaliação de serviço de saúde. Já crianças de 9 meses a 2 anos, pessoas com condições clínicas especiais, gestantes e viajantes internacionais (com comprovante) deverão continuar tomando a dose plena.

Desde janeiro de 2017, a secretaria vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina.

Agência O Globo

(cópia 1)

Outbrain